Ex-presidente sul-africano Nelson Mandela morre aos 95 anos

Por: Humaitá TV
1536 Visualizações

Mandela foi um ícone da luta contra a segregação racial.
Em 1993, Madiba dividiu o prêmio Nobel da Paz com Frederik de Klerk.

Ícone da luta contra a segregação racial na África do Sul e prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela morreu nesta quinta-feira (5), aos 95 anos. Mandela fazia tratamento em casa há três meses. A morte do ex-presidente sul-africano representa o fim de uma era.
Símbolo de igualdade, de paz e de persistência, Nelson Mandela deixa como herança o exemplo que deu em vida. Representação máxima do movimento pelo fim do Apartheid - regime que segregava os negros na África do Sul - Mandela passou quase três décadas confinado entre quatro paredes. Mas a prisão não foi capaz de derrotar o guerreiro do clã Madiba, o primeiro de sua família a frequentar uma escola. Foi no colégio que ganhou o nome de Nelson, mas, para seus compatriotas, nunca deixou de ser Madiba.

A movimentada vida política começou cedo, antes dos 18 anos, quando ingressou na faculdade de Direito. Aos 24 anos, entrou para o Congresso Nacional Africano, o CNA. Como Gandhi na Índia, Mandela defendia a luta sem violência, mas, depois que a policia sul-africana matou 69 negros e feriu quase 200 em uma manifestação, em1960, tornou-se o comandante do braço armado do CNA. Dois anos depois, foi preso e, em 1964, condenado à prisão perpétua por sabotagem e conspiração contra o regime - acusações que ele sempre negou. Foram 27 anos na prisão, que transformaram Mandela no ícone da luta contra o preconceito, ganhando voz no mundo inteiro. Durante todo esse tempo, tornou-se uma lenda.
A libertação veio em fevereiro de 1990. Mandela foi novamente apresentado ao mundo. Tinha 72 anos. A ordem de soltura foi dada por Frederik de Klerk, então presidente da África do Sul. Os dois dividiram o prêmio Nobel da Paz em 1993.

No ano seguinte, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul e comandou a transição do regime, de minoria branca. Era o fim do Apartheid e o início de uma fase de reconciliação interna e externa. Ele ficou no cargo até 1999.
Depois de deixar a presidência, dedicou-se a causas sociais e de direitos humanos. Uma das suas lutas mais intensas foi a do combate à Aids, doença que todo ano causa milhares de mortes no continente africano. A campanha de arrecadação de fundos teve como título "46664", seu número na época da prisão.
Em 2004, afastou-se da vida pública, dizendo aos compatriotas, que o adoravam: "não me chamem. Eu chamarei vocês".
Foi casado durante 38 anos com a ativista Winnie, e se separou em 1996. Dois anos depois, casou-se com a ex-primeira-dama de Moçambique Graça Machel.
Na comemoração de seus 90 anos, em julho de 2008, ganhou uma super festa em Londres, com direito a shows de artistas e celebridades.
Mandela foi um dos principais promotores da campanha que levou a primeira Copa do Mundo de Futebol para a África, em 2010.
A última vez que apareceu em público foi em julho passado, na comemoração do aniversário de 94 anos.

 

Fonte: Globo News

WhatsApp Facebook Twitter

0
) - COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS (Mundo)

Postado por: Humaitá TV em 12/01/2014 1400 visualizações
Mulher usa henna, precisa amputar por forte alergia e pais pedem que ela receba injeção letal para

Uma paquistanesa estava prestes a se casar quando enfeitou seu corpo com a famosa tatuagem de henna. O alerta surgiu após o médico Imran Ansari, do Hospital Universitário Aga Khan, no Paquistão, relatar o caso. Ela havia aplicado a tatuagem nos braços e nas...

Postado por: Humaitá TV em 25/12/2013 1331 visualizações
Justin Bieber usa rede social para anunciar aposentadoria e choca fãs do mundo

Será verdade? Na noite de terça-feira (24), Justin Bieber usou sua página nas redes sociais para dizer que irá se aposentar. O jovem cantor canadense escreveu a mensagem em seu Twitter. — Meus queridos beliebers, estou oficialmente me aposentando. A imprensa...

Postado por: Humaitá TV em 22/12/2013 1298 visualizações
Petição para que Brasil dê asilo a Snowden já tem 36 mil assinaturas

Movimento encabeçado por David Miranda pede apoio dos brasileiros Edward Snowden se tornou conhecido mundialmente após revelar os esquemas de espionagem dos Estados Unidos por meio da NSA (Agência de Segurança Nacional). Na tentativa de ajudá-lo, David Miranda...

Postado por: Humaitá TV em 09/12/2013 1668 visualizações
Musa da Copa do Mundo, Fernanda Lima será apresentadora da Bola de Ouro

 Brasileira irá comandar premiação ao lado do holandês Rudd Gullit Fernanda Lima está em alta com os fãs do futebol. Depois da chuva de elogios recebidos no sorteio dos grupos da Copa do Mundo, a beldade foi convidada para ser apresentadora da...

Postado por: Humaitá TV em 05/12/2013 1537 visualizações
Ex-presidente sul-africano Nelson Mandela morre aos 95 anos

Mandela foi um ícone da luta contra a segregação racial. Em 1993, Madiba dividiu o prêmio Nobel da Paz com Frederik de Klerk. Ícone da luta contra a segregação racial na África do Sul e prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela morreu nesta...

Postado por: Humaitá TV em 01/12/2013 1868 visualizações
Morre, em acidente de carro, Paul Walker, protagonista do filme "velozes e furiosos"

Morreu, na tarde deste sábado (30), aos 40 anos, o ator norte-americano Paul Walker, após um acidente de carro na região norte de Los Angeles, nos EUA. O ator, famoso por ser um dos protagonistas da franquia de filmes "Velozes e Furiosos", estava no banco do passageiro de um...

Página: 1 de 11Última Página