Cursos de pós-graduação tiveram crescimento de 23% nos últimos três anos

Por: Humaitá TV
1167 Visualizações

O Sistema Nacional de Pós-Graduação teve crescimento de aproximadamente 23% no último triênio. Esta é uma das conclusões da Avaliação Trienal 2013, cuja divulgação aconteceu na tarde desta terça-feira, 10, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em Brasília. A região Norte foi a que teve maior crescimento de cursos de mestrado e doutorado, 40%.

Na Avaliação Trienal 2013, referente ao período de 2010 a 2012, foram analisados 3.337 programas de pós-graduação, que compreendem 5.082 cursos, sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional. O processo foi realizado durante o período de 30 de setembro a 25 de outubro, quando cerca de 1.200 consultores estiveram reunidos na Capes, distribuídos nas comissões de área de avaliação.

Para o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os resultados da Avaliação apontam para a evolução do sistema de pós-graduação em direção à qualidade. “Comparando com a Avaliação de 2010, podemos perceber como o modelo é consistente, não há mudanças significativas, o sistema possui uma trajetória constante de expansão e melhoria”, enfatizou.

Crescimento – O desenvolvimento do sistema se deu em todas as regiões do Brasil. A região Norte teve 40% de crescimento, seguida pelo Centro-Oeste com 37% e Nordeste com 33%. Sul e Sudeste, regiões com maior número de programas de pós-graduação, tiveram crescimento de 25% e 14%, respectivamente.

De acordo com Mercadante, esse crescimento é fruto do esforço de desconcentração da educação superior que o Ministério da Educação tem realizado nos últimos dez anos. “Queremos mudar a realidade recente de estados do Brasil que possuíam menos programas de pós-graduação que uma instituição de ensino superior em São Paulo”, afirmou.

Para isso, o ministro destacou os avanços que podem ser percebidos no resultado da avaliação. “Formamos 10 mil pós-graduados a mais em dois anos. Trata-se de uma fantástica evolução, acompanhada pela produção intelectual. Estamos formando mais, produzindo mais e avançando na produção técnica”, conclui.

O crescimento da pós-graduação brasileira também pode ser percebido em outros indicadores, como a produção intelectual e o número de mestres e doutores titulados. Dados de produção intelectual apontam um aumento de 34% na publicação de artigos em periódicos científicos (171.969, em 2012) e no número de estudantes que obtiveram título de mestre ou doutor, que saltou de 50.411 em 2010 para 60.910 em 2012.

Notas – Os programas avaliados receberam conceitos na seguinte escala: 1 e 2, que descredenciam o programa; 3, que significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho, e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. A cada três anos, todos os cursos em funcionamento são reavaliados.

Entre os critérios da avaliação estão a infraestrutura, a proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual. Segundo o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, um ponto importante da avaliação é a inserção social do curso. “Analisamos, por exemplo, a integração do programa de pós-graduação com a educação básica e a formação de professores para esse segmento. Também incentivamos que cursos consolidados e mais bem avaliados auxiliem programas mais recentes”, explicou.

Apenas 1,8% dos cursos avaliados em 2013 receberam conceitos 1 e 2. A maioria dos programas de pós-graduação, cerca de 68% do total, tem as notas concentradas nas notas 3 e 4. A análise das notas demonstra também a estabilidade do sistema. Em relação à nota obtida na avaliação anterior, 69% dos programas mantiveram o conceito obtido em 2010, 23% aumentaram de nota e apenas 8% diminuíram.

Histórico – A avaliação da pós-graduação stricto sensu é realizada pela Capes desde o ano de 1976. Ao longo de quase 40 anos, se consolidou como instrumento de grande importância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação e para o fomento, tanto por parte das agências brasileiras, vários setores governamentais e não governamentais, bem como dos organismos internacionais.

A avaliação periódica, realizada a cada três anos, resulta em notas que são homologadas pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes. Os resultados da avaliação fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento.

Reconsideração – O resultado será oficiado às pró-reitorias das respectivas instituições de ensino superior, acompanhado das fichas individualizadas de cada programa de pós-graduação. No ofício constarão orientações acerca de prazo e forma de apresentação de eventuais pedidos de reconsideração.

 

Pedro Matos/Capes

Fonte: mec

WhatsApp Facebook Twitter

0
) - COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS (Educação)

Postado por: Humaitá TV em 12/12/2013 1168 visualizações
Cursos de pós-graduação tiveram crescimento de 23% nos últimos três anos

O Sistema Nacional de Pós-Graduação teve crescimento de aproximadamente 23% no último triênio. Esta é uma das conclusões da Avaliação Trienal 2013, cuja divulgação aconteceu na tarde desta terça-feira, 10, na sede da...

Postado por: Humaitá TV em 20/08/2013 2173 visualizações
IFAM oferta vagas para os Cursos Técnicos na modalidade EaD

  19/08/2013 - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, nos dias 19 a 23 de agosto estará com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado 2º semestre de 2013 dos Cursos Técnicos de nível...

Postado por: em 05/03/2013 9794 visualizações
Diferenças entre o bullying praticado por meninos e por meninas

Geralmente As ações cometidas entre os meninos são expansivamente mais agressivas, sendo por esse motivo mais simples de identificar. Os atores gostam de chutar, gritar empurrar e principalmente bater. Já no universo feminino o problema se apresenta de forma mais...

Postado por: em 20/02/2013 6677 visualizações
A teoria da tensão-coesão explica o movimento da água em árvores de grande porte como a sequoia.

A sequoia é um gênero da família Cupressaceae (alguns autores podem ainda classificá-la na família das Taxodiaceae, que, entretanto, foi substancialmente alterada, após novos dados filogenéticos). Em nossos dias contém apenas uma única...

Postado por: em 16/02/2013 8527 visualizações
Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire

  FREIRE ,Paulo. Pedagogia da Autonomia. 23ª ed. Editora Paz e Terra , 19961. Não há docência sem DiscênciaPág. 23. " A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria / Prática sem...

Postado por: Humaitá TV em 16/02/2013 1176 visualizações
Programa disponibiliza mais de 30 mil vagas em cursos de licenciatura

Além do Amazonas o programa ofertará vagas em cursos aplicados no Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.MANAUS – O Governo Federal está disponibilizando 34.155 vagas em cursos de licenciatura, segunda licenciatura e formação...

Postado por: Humaitá TV em 30/01/2013 1073 visualizações
Conheça as 20 carreiras de Administração e Negócios

Sabe o que faz alguém dessa área do conhecimento? O profissional que se graduar em uma carreira de Administração e Negócios (que estão entre as mais concorridas) tem função primordial de gerenciar o dia a dia de uma empresa – ou de um...

Página: 1 de 11Última Página